PATOLOGIA E IMUNOLOGIA


Primeiramente, leia as informações a seguir.

Imunologia, do latim: immunitas  significa “isento de taxa”, ou melhor, livre ou isento de doença. Apesar de o conceito de contágio e a presença de germes serem conhecidos desde 1546, foi somente com o experimento do médico inglês Edward Jenner, em 1798, que a Imunologia ficou realmente conhecida.

Funções do sistema imune

Os estudos atuais mostram que o sistema imunológico atua em nosso organismo de diversas maneiras, sendo várias as funções por ele desempenhadas, como: (i) combate aos micro-organismos invasores; (ii) limpeza: retirada de células mortas, renovação de tecidos; (iii) rejeição a transfusões sanguíneas, transplantes e enxertos; (iv) desenvolvimento de memória imunológica: importante na prática da vacinação, por exemplo; (v) ação ativa contra as células alteradas que diariamente surgem em nosso corpo como resultado de mitoses anormais e que se não forem destruídas ou retiradas podem originar tumores.

Considerando as informações do texto acima, analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I)  Linfócitos são as principais células do sistema imunológico e correspondem de 20 a 30% dos glóbulos brancos totais. Morfologicamente são ovoides, com núcleo grande e citoplasma abundante.

II) Os linfócitos B estão associados à resposta imune humoral, entre as suas funções estão a produção de anticorpos específicos contra diversos antígenos e a capacidade de desenvolver células de memória.

III) Os monócitos correspondem a, aproximadamente, 3% dos leucócitos totais; são responsáveis por fagocitar organismos invasores, além de serem precursoras dos macrófagos. Morfologicamente, são agranulares com núcleo grande em forma de ferradura.

IV) Os eosinófilos correspondem a 2% dos totais e estão presentes nos tratos digestivos e respiratórios, sendo frequentes nos processos parasitários e alérgicos. São células que apresentam grânulos que se coram pela eosina, ficando com aspecto bem característico.

As afirmações CORRETAS estão contidas em:


I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.

Principal mediador da resposta imune a inflamação. Atua principalmente contra bactérias gram-negativas. Produzido por fagócitos mononucleares ativados, a sua principal função está ligada ao recrutamento e ativação de neutrófilos e monócitos para o local da infecção.


IL-6
IL-1
Interferons tipo 1
IL-12
TNF

Analise o questionamento sobre as lesões traumáticas e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

Questionamento: provocada pela retirada das células da epiderme por fricção ou esmagamento.


Incisão ou corte.
Perfuração ou ferida perfurante.
Laceração ou rasgo.
Abrasão ou ferida abrasiva.
Contusão ou ferida contusa.

Analise a frase a seguir, substituindo os números e 2 pelas palavras corretas.

Os _______1________ correspondem a, aproximadamente, 3% dos leucócitos totais; são responsáveis por fagocitar organismos invasores, além de serem precursoras dos macrófagos. Morfologicamente, são agranulares com ________2_______ grande em forma de ferradura.

Assinale a alternativa CORRETA.


1: basófilos; 2: núcleo.


1: neutrófilos; 2: núcleo.


1: monócitos; 2: núcleo.


1: neutrófilos; 2: citoplasma.


1: monócitos; 2: citoplasma.

Primeiramente, leia o texto a seguir.

Imunologia

A Imunologia é uma das áreas do conhecimento em Ciências Biomédicas que mais tem expandido nas últimas décadas. Investiga a resposta do nosso organismo em contato com diversos patógenos, células neoplásicas, transplantes, e diversos tipos de moléculas sejam estranhas ou próprias do indivíduo. Em geral, a resposta imunológica é protetora, mas muitas vezes ela é responsável por patologias diversas como, por exemplo, por alergia, rejeição a transplantes ou doenças auto-imunes. A importância do sistema imune fica evidenciada em pacientes imunodeficientes que geralmente são bastante suscetíveis ao desenvolvimento de infecções graves.

A Imunologia procura também compreender quais são os mecanismos responsáveis por estas doenças; desenvolver imunoterápicos protetores, como, por exemplo, vacinas e anticorpos específicos ou reguladores da resposta imune. Desenvolve também novos métodos e reagentes para imunodiagnóstico laboratorial, importantes para a saúde humana e animal. Para a compreensão aprofundada destes mecanismos, a investigação em Imunologia transita em outras áreas afins do conhecimento como Microbiologia, Parasitologia, Farmacologia, Bioquímica, Biologia Molecular e Genética.

Fonte: Disponível em: http://www.icb.usp.br/~imunoicb/?page_id=15. Acesso em: 23 mar. 2017.

A partir das informações do texto, e considerando as funções e as células que compõem o sistema imune, assinale a alternativa CORRETA.

São as "células brancas" mais abundantes e correspondem a 60% dos leucócitos totais. Entre as suas funções estão, a fagocitose do invasor, especialmente bactérias, e a participação no processo inflamatório, com a formação do “pus”. Na morfologia, apresenta grânulos no citoplasma e núcleo com vários lóbulos (ou segmentos).


Linfócitos T.


Monócitos.


Neutrófilos.


Mastócitos.


Macrófagos.

Analise o texto abaixo e o questionamento e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Mediadores da resposta inflamatória
São substâncias que desencadeiam e controlam a resposta inflamatória. São encontradas no plasma, no interior de células dos tecidos e são sintetizadas durante o processo inflamatório. São elas as aminas vasoativas. As representantes são histamina e serotonina. Elas são responsáveis pela vasodilatação e pelo aumento da permeabilidade vascular que ocorre no início do processo inflamatório. A histamina se encontra no interior dos lisossomas dos mastócitos, basófilos e plaquetas e a serotonina em plaquetas.

Questionamento: Os sistemas plasmáticos participam da reação inflamatória de forma inter-relacionada. São eles:


Sistema fibrinolíticoresponsável pela coagulação do sangue pelas vias intrínseca e extrínseca e por inibir a expansão do agente lesivo, representado pelos fibrinopéptides; Sistema de coagulação: também denominado sistema plasminogênio/plasmina é o responsável pelo controle da formação do trombo intravascular e da dissolução dos trombos já formadosSistema de cininas: ativa as alterações vasculares (vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular) sendo seus principais representantes a plasmina e a bradicinina, responsáveis pela dor na inflamação; Sistema Complemento: é constituído de mais de 30 proteínas que se ativam em cascata, pelas vias clássica e alternativa tendo como principais funções a defesa frente às infecções por microrganismos, a eliminação dos complexos antígeno-anticorpos, da circulação, atuando como mediadores inflamatórios.


Sistema Complementoresponsável pela coagulação do sangue pelas vias intrínseca e extrínseca e por inibir a expansão do agente lesivo, representado pelos fibrinopéptides; Sistema fibrinolítico: também denominado sistema plasminogênio/plasmina é o responsável pelo controle da formação do trombo intravascular e da dissolução dos trombos já formadosSistema de coagulação: ativa as alterações vasculares (vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular) sendo seus principais representantes a plasmina e a bradicinina, responsáveis pela dor na inflamação; Sistema de cininas: é constituído de mais de 30 proteínas que se ativam em cascata, pelas vias clássica e alternativa tendo como principais funções a defesa frente às infecções por microrganismos, a eliminação dos complexos antígeno-anticorpos, da circulação, atuando como mediadores inflamatórios.


Sistema de coagulação: responsável pela coagulação do sangue pelas vias intrínseca e extrínseca e por inibir a expansão do agente lesivo, representado pelos fibrinopéptides; Sistema fibrinolítico: também denominado sistema plasminogênio/plasmina é o responsável pelo controle da formação do trombo intravascular e da dissolução dos trombos já formados; Sistema de cininas: ativa as alterações vasculares (vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular) sendo seus principais representantes a plasmina e a bradicinina, responsáveis pela dor na inflamação; Sistema Complemento: é constituído de mais de 30 proteínas que se ativam em cascata, pelas vias clássica e alternativa tendo como principais funções a defesa frente às infecções por microrganismos, a eliminação dos complexos antígeno-anticorpos, da circulação, atuando como mediadores inflamatórios.


Sistema de coagulação: responsável pela coagulação do sangue pelas vias intrínseca e extrínseca e por inibir a expansão do agente lesivo, representado pelos fibrinopéptides; Sistema fibrinolítico: também denominado sistema plasminogênio/plasmina é o responsável pelo controle da formação do trombo intravascular e da dissolução dos trombos já formadosSistema Complemento: ativa as alterações vasculares (vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular) sendo seus principais representantes a plasmina e a bradicinina, responsáveis pela dor na inflamação; Sistema de cininas: é constituído de mais de 30 proteínas que se ativam em cascata, pelas vias clássica e alternativa tendo como principais funções a defesa frente às infecções por microrganismos, a eliminação dos complexos antígeno-anticorpos, da circulação, atuando como mediadores inflamatórios.


Sistema de cininasresponsável pela coagulação do sangue pelas vias intrínseca e extrínseca e por inibir a expansão do agente lesivo, representado pelos fibrinopéptides; Sistema de coagulação: também denominado sistema plasminogênio/plasmina é o responsável pelo controle da formação do trombo intravascular e da dissolução dos trombos já formadosSistema fibrinolítico: ativa as alterações vasculares (vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular) sendo seus principais representantes a plasmina e a bradicinina, responsáveis pela dor na inflamação; Sistema Complemento: é constituído de mais de 30 proteínas que se ativam em cascata, pelas vias clássica e alternativa tendo como principais funções a defesa frente às infecções por microrganismos, a eliminação dos complexos antígeno-anticorpos, da circulação, atuando como mediadores inflamatórios.

Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Todos os anticorpos são formados por uma unidade básica, constituída por duas cadeias pesadas (H, do inglês hight), com aproximadamente 440 aminoácidos unidas a duas cadeias leves (L, do inglês light), com 220 aminoácidos, unidas por pontes dissulfeto. A molécula de anticorpo é bifuncional, ou seja, tem duas regiões com funções distintas, em que o local de ligação do antígeno é conhecido como região Fab. É nesse local que ocorre o encaixe do anticorpo com o antígeno específico (conhecido como ligação chave-fechadura). Na região oposta, está o fragmento cristalizável, ou a região Fc do anticorpo. Esse é o local responsável pela função efetora do anticorpo (sua ação na resposta imune).

Os anticorpos são divididos em cinco classes ou isotipos, determinados pela sequência dos aminoácidos da cadeia pesada. As classes são:


IgM: cadeia pesada tipo γ; IgG: cadeia pesada tipo μ; IgA: cadeia pesada tipo α; IgE: cadeia pesada tipo ε; IgD: cadeia pesada tipo Δ.


IgA: cadeia pesada tipo γ; IgM: cadeia pesada tipo μ; IgG: cadeia pesada tipo α; IgE: cadeia pesada tipo ε; IgD: cadeia pesada tipo Δ.


IgG: cadeia pesada tipo γ; IgM: cadeia pesada tipo μ; IgA: cadeia pesada tipo α; IgD: cadeia pesada tipo ε; IgE: cadeia pesada tipo Δ.


IgG: cadeia pesada tipo γ; IgM: cadeia pesada tipo μ; IgA: cadeia pesada tipo α; IgE: cadeia pesada tipo ε; IgD: cadeia pesada tipo Δ.


IgA: cadeia pesada tipo γ; IgE: cadeia pesada tipo μ; IgG: cadeia pesada tipo α; IgD: cadeia pesada tipo ε; IgM: cadeia pesada tipo Δ.

Leia o texto abaixo.

sistema imunológico, também chamado de imune ou imunitário, é o conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas responsáveis pela retirada de agentes ou moléculas estranhas do organismo de todos os seres vivos, com a finalidade de manter a homeostasia dinâmica do organismo. O funcionamento do sistema imune consiste na resposta coletiva e coordenada das células e moléculas diante dos agentes estranhos; isto caracteriza a resposta imune. O sistema imune é dividido em dois tipos de imunidade que caracterizam dois tipos de respostas: a imunidade inata ou natural (resposta imune inata) e a imunidade adquirida ou adaptativa (resposta imune adquirida).

Fonte: Disponível em:http://www.infoescola.com/biologia/sistema-imunologico/. Acesso em: 02 fev.2017.

Com relação ao texto acima e considerando os estudos sobre o sistema imunológico, avalie a veracidade das afirmações e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I)  Os neutrófilos ou neutrófilos segmentados são os mais abundantes e correspondem a 60% dos leucócitos totais. Entre as suas funções estão, a fagocitose do invasor, especialmente bactérias, e a participação no processo inflamatório, com a formação do “pus”. Na morfologia, apresenta grânulos no citoplasma e núcleo com vários lóbulos (ou segmentos).

II) Os macrófagos são originados a partir dos monócitos que migraram para o tecido conjuntivo. São bastante importantes, participando da imunidade inata por meio da fagocitose e destruição de microrganismos invasores. Participam da apresentação do invasor, necessária para a ativação da resposta imune adaptativa, além de serem responsáveis pela limpeza de tecidos necrosados, remoção de restos celulares, entre outros. 

III)Os mastócitos são células que armazenam substâncias da inflamação, como histamina e heparina, participando assim das reações alérgicas e de hipersensibilidade, como, por exemplo, na asma, picada de insetos, reação à penicilina etc.

A(s) afirmação(ões) CORRETA(S) está(ão) contida(s) em:


II, apenas.


I e II, apenas.


II e III, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.

Assinale a alternativa CORRETA.

Os lipídeos são representados pelos ácidos graxos essenciais e o colesterol. Considerando essas informações, é correto afirmar que o excesso de colesterol provoca:


desidratação e cálculos renais.


intoxicação (vômitos, aumento da pressão intracraniana), redução da espessura óssea e anemia hemolítica (lise das hemácias).


lesões ósseas em consequência das hemorragias e da formação defeituosa da matriz óssea.


aterosclerose (placas de gordura nas artérias de médio e grande calibre); diversos tipos de câncer.


aumento da excreção urinária de cálcio, podendo originar a osteoporose.

Analise a frase a seguir, substituindo os números 1 e 2 pelas palavras corretas.

Os mastócitos são células que armazenam substâncias da inflamação, como _______1________ e _______2_______, participando assim das reações alérgicas e de hipersensibilidade, como, por exemplo, na asma, picada de insetos, reação à penicilina.

Assinale a alternativa CORRETA.


1: histamina e 2: linfotoxina.


1: citocina e 2: linfotoxina.


1: histamina e 2: quimiocina.


1: citocina e 2: heparina.


1: histamina e 2: heparina.

Páginas: 123456